terça-feira, 8 de maio de 2012

A primeira impressão...

A reunião da câmara dos vereadores de hoje, 08 de maio, foi a primeira acompanhada pelo "Em Foco". Todos os nove representantes estavam presentes para discutir a única pauta do dia: A moção de congratulação à Guarda Municipal e à Polícia Civil do município, pela prisão, no último dia 20/03, de criminosos em uma tentativa de assalto à uma agência bancária da cidade. O projeto, como já era esperado, foi aprovado com unanimidade. Nada mais justo, pois a atuação da Guarda Municipal vem sendo nada menos que louvável nos últimos anos, após passar por uma reestruturação de pessoal e equipamento. A prisão dos assaltantes à banco, notícia que foi destaque na mídia regional, foi apenas mais uma dentre tantas atuações de destaque dos homens e mulheres que zelam pela segurança do município. Há de se lembrar, por exemplo, a perseguição hollywoodiana, que também acabou na prisão dos fugitivos que arremessaram até mesmo bananas de dinamite contra a viatura, ou o flagrante, no bairro Cardeal, de um estuprador procurado há muito tempo pela polícia da capital.
Deu entrada na pauta da casa a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o ano de 2013, que promete ser foco de muita discussão dentro do poder legislativo municipal para as próximas reuniões.
Porém, o destaque na reunião deu-se pela troca de farpas entre os vereadores da situação Danyel Maia (PT) e Mirão Zapata (PMDB) e o vereador da oposição (e presidente da câmara) Dimas Lucas (PTB) em relação ao problema que envolve o Distrito Industrial da cidade. Após sua abertura, o distrito industrial foi dado como irregular, pois não continha as condições de infra-estrutura adequadas (água, esgoto, asfalto, calçadas, etc.) para abrigar as indústrias. Uma das soluções apontadas seria cobrar pelo uso os terrenos, que anteriormente eram doados às empresas, para conseguir o dinheiro necessário para a adequação. Porém surgiram as seguintes dúvidas: E as empresas que já estavam instaladas e em funcionamento, teriam que arcar com o custo dos terrenos que já haviam sido doados? Não seria irregular cobrar apenas das que viriam a se instalar, e deixar o dado como dado para as demais? E se fosse mantida a doação dos terrenos, de onde sairia o dinheiro para a regularização do local?

Vereador Mirão Zapata fez duras críticas ao presidente da câmara

Segundo os vereadores da situação, o presidente da câmara havia marcado uma reunião na última quarta feira para estabelecer um ponto comum sobre o assunto, porém não deu as caras no local, não se dando ao trabalho de justificar a ausência. As críticas mais ferrenhas foram feitas por Zapata, que se disse "chateado com o presidente, pois este havia falhado com os vereadores" e foi taxativo ao dizer que "do jeito que está, o problema do distrito industrial não será resolvido em 2012". Danyel criticou a postura do presidente, questionando seu interesse pelo assunto e o empenho em solucionar a questão. Dimas Lucas defendeu-se, exaltado durante sua fala, convocando o prefeito e os vereadores a realizar uma reunião (mesmo após o cano dado em seus colegas) com os industriários do distrito para buscar a solução do problema.
A primeira reunião do poder legislativo municipal acompanhada pelo "Em Foco" mostrou, pela troca de acusações entre os vereadores, uma câmara desunida, com falhas severas na comunicação entre os políticos. Há de se trabalhar e melhorar isso, para que os principais anseios da população sejam atendidos o mais breve possível. População que está de parabéns pelo comparecimento à reunião. Em uma terça feira fria, mais de 20 pessoas estavam presentes no local para acompanhar e fiscalizar o trabalho de seus representantes.

28 comentários:

  1. E o resto dos Vereadores...Falam oque sobre o assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os demais vereadores não quiseram interferir na discussão entre os colegas, nem se posicionaram, perante o blog, em relação ao distrito industrial.

      Excluir
    2. Esse Dimas não presta pra nada, só pra empregar a familia toda na prefeitura, comprar um corolla como dinheiro do povo e ouvi dizer que quer comprar um new civic tbm, cara pega nosso dinheiro e compra os carros que ele quer andar pra ficar desfilando, ouvi dizer que ele foi pra Minas com o corola e chegou lá batendo no peito e dizendo: "Em Elias Fausto quem manda sou eu." Cara lixo, já era pra ter saido faz tempo.

      Excluir
  2. Sandro R. Betarelli8 de maio de 2012 às 23:02

    Parabéns pela iniciativa do Blog. Será de grande valia para a população.

    ResponderExcluir
  3. Em se tratando de 'blog', por mais que pareça, não tem estrutura (de texto) jornalístico. Não foi imparcial em seu contexto. Pode ser somente inexperiência de iniciante, mas a narrativa não é jornalística. Fica a dica, caso tenha havido a intenção de ser mais jornalístico do que blogueiro mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ???? rsrs...with you the great journalist of the piece

      Excluir
    2. wtf were you trying to say? Google translator isn't good for this kind of use

      Excluir
  4. Agora me parece que não é um "disse me disse". São acontecimentos vindo à público.

    ResponderExcluir
  5. Mto boa a iniciativa do blog... pois pode, assim deixar a população eliasfaustense bem informada dos acontecimentos da cidade...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa, apesar de afirmarem que o blog não tem estrutura de texto jornalístico, você deu o primeiro passo e a evolução vira com o tempo.

    ResponderExcluir
  7. adorei, moro em elias e trabalho fora
    agora saberei as novidades da politica
    e espero que tenha outros assuntos
    como festas que acontece na cidade etc etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iremos cobrir os eventos que acontecem na cidade. Para as próximas postagens, teremos a cobertura da primeira feira agrícola do município.

      Excluir
  8. Boa iniciativa sou militante comunista há anos e acredito que se não soubermos ou tomarmos a polítca nas mãos os interesseiros assim o farão e o país não mudara!
    Quanto aos veradores e divergências prefiro assim do que em outros anos(mandatos) quando eles já entravam todos acoradados com o prefeito sempre votavam a favor de seus projetos, as reuniões não duravam 30 minutos(risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando minha linha de raciocínio acompanhando a cena política local e o histórico da cidade,chego a conclusão que a maioria dos vereadoes da cidade são individualistas e quando pensam no "coletivo"é nas suas famílias,amigos e chegados ou seja as panelas que aqui existem e quando alguém tenta mudar isso os mesmos assim como outros políticos combatem ferozmente seja com calúnias,usando de abuso de poder,intimidação ou até mesmo sabotagem como isso? basta analisar de perto alguns setores do municipio.
      Essa é a politica Velha "onde só os que tem nome e são pseudos fundadores mais meia dúzia que os cercam da cidade podem ter acesso aos serviços da prefeitura ou governa-la".
      Isso mostra muito bem o prque não se desenvolvemos, e que fique bem claro falo de desenvolvimento sustentável de acordo com nossa população:levando em conta condições geográficas e ambientais. Existem "forças" anti-progressista e até mesmo anti-jovem(digo o jovem politizado).

      Excluir
  9. NA MINHA OPINIÃO A MAIORIA DOS POLÍTICOS SÃO MESQUINHOS, EGOÍSTAS, PROMETEM COISAS QUE ÁS VEZES NEM DEPENDE DELES PARA SE CONCRETIZAREM. QUANDO OS MESMOS COMEÇAREM A SE COLOCAR DO LUGAR DO OUTRO, VERÃO O QUANDO É GRATIFICANTE AJUDAR SEM INTERESSE, PELO SIMPLES FATO DE VER AS OUTRAS PESSOAS FELIZES, SAUDÁVEIS, ETC.
    QUER SABER, ISSO TUDO CANSA, A MALDADE, AS MENTIRAS, A FALSIDADE, A GENTE PENSA QUE DÁ PRA SALVAR ALGUM, MAS TODO POLÍTICO É IGUAL. E QUANDO VÊ PESSOAS QUE PRECISAM QUER FAZER UMA MÉDIA.
    É BEM ASSIM SE EU ESTIVER BEM QUE SE DANE OS OUTROS...
    "NÃO FAÇA PARA OS OUTROS O QUE NÃO DESEJA PARA SI"
    AH, SE TODOS PENSASSEM ASSIM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado "NÃO FAÇA PARA OS OUTROS O QUE NÃO DESEJA PARA SI"
      AH, SE TODOS PENSASSEM ASSIM...
      Só acrecento que não devemos desistir da política(ferramenta da democracia) e sim tomar conta dela nós mesmos, assim vc quando contrata um pedreiro para reformar sua casa tem que ficar de olho ,para que fique de acordo com seu gosto não é mesmo?

      Excluir
  10. Eleitor abra os olhos na hora do seu voto.Não venda seu voto. Sei de vereador que compra voto por $20,00 para ajudar a pagar conta de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz aí o nome dele.. diz vai, queremos saber!

      Excluir
    2. Dê nome aos burros!!

      Excluir
  11. Gente, isso precisa ser resolvido logo. O distrito industrial é importantíssimo para a cidade, pois só com indústrias teremos empregos para fazer Elias Fausto se desenvolver.

    ResponderExcluir
  12. E O DISIDIO SALARIAL QUANDO SERA PARA PODERMOS ASISTIR SERA Q VAI SER DE NOVO UM AUSILIO BOJÃO DE GAS.

    ResponderExcluir
  13. - Elias Fausto necessita urgente de uma reformulação politica seguida de um consientização social sobre o que realmente a sociedade eliasfaustense quer!
    Muito simples, é muito fácil:
    a) estagnar no tempo ou desenvolver: para que haja desenvolvimento não basta somente que politicos façam as coisas, necessita que a população aceite as mudanças necessárias para que o desenvolvimento aconteça, deve haver o esforço para que estudem e se aperfeiçoem, e não esperar que alguma empresa venha para depois estudar, se formar e pedir emprego; muitas pessoas estão bem empregadas nio municipio ou fora porque foram atras, se esforçaram e se endividaram, para poder se formar.
    b) questão politica: qual é a proposta para o municipio, ele é progressista, visa desenvolvimento com infraestrutura necessária, o politico tem poder de articulação com a sociedade empresária e com a população; devemos esquecer amizades, igrejas, cachaças e cervejas e churrascos, esse não é o perfil de politico certo para administração publica, não pode ser o cara que lhe empresta carro, lhe dá uma cesta básica, tem que ser aquele "cara" que tem capacidade de falar, conversar, buscar, projetar, articular, e primordilamente faça propostas que se valham por 10, 20, 30 anos ou mais;
    c) questão da sociedade: a população não se articula, não tem uma associação comercial, não tem uma associação de bairros atuante, não tem voluntários para o CONSEG, Defesa Civil, Conselho de Saude, Conselho de Drogas e outros mais, tudo por conta da administração publica, isso acabou, ..., a sociedade tem que se articular e assumir este papel porque senão estarão a mercê de seus politicos;
    Bom, como moro fora e trabalho aí, com o tempo vou postando mais coisas aqui, mas vejo a população reclamando de tudo:
    1) asfalto era uma porcaria, agora demoradamente estão fazendo "o asfalto", mas o Prefeito não presta, venha ver algumas ruas daqui de Indaiatuba, e o Prefeito aqui tem 85% de aprovação;
    2) a saude aqui é boa, aí em Elias, vejo carros buscando as pessoas para o hospital, isso é loucura, aqui em Indaiatuba voce vai de onibus ou com seu vizinho, rsrsrsr, acho piada que vai buscar em casa, se não tivesse este gasto daria para construir um hospital por ano! Ah, vai no hospital em Monte Mor pra ver se é atendido! rsrsrsr, e o Prefeito de Elias não presta, ah o Mario Gatti vai fechar;
    3) vejo elogios à Guarda Municipal, daqui de Indaia também e boa, mas em Monte Mor eles fazem rondas a pé, e fiquei sabendo que aí ela é armada e não poderia, ..., o Prefeito daí não presta?????
    4) o encarregado da empresa em que trabalho me disse que uma pessoa da Prefeitura falou que a arrecadação aumentou nestes tres anos de gestão e que a situação da população mudou, basta olhar e comparar a quatro anos a quantidade de carros na cidade antes e agora, a quantidade de entulho de construção antes e agora, já é um jeito de avaliação visual de melhoria do municipio, sem dizer que as fachadas dos comercios estão melhores que antes!

    Bom sapo de fora não dá palpite mas não sei o que a população de Elias quer???
    Vai morar em algumas cidades da região para ver!!!
    Pergunte a algum vereador eleito daí quais as verbas federais e estaduais que ele conseguiu trazer, mas com documentos que provem, porque fotos eles tiram ate com o Barack Obama!!!

    FICA A DICA: olha o passado, compara, veja se vale a pena, escolha o politico pelas suas Politicas publicas e não pela sua politica ou por sua publicidade!
    Não sabe o que é Politicas Publicas e nenhum politico sabe explica!!!! Vota nele não! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você disse que sapo de fora não dá palpite!!!Além do mais, esqueceu de escrever que a maioria das pessoas de Elias Fausto trabalham fora e muitos profissionais que tem alguma atividade e Elias Fausto tem tambem em outra cidade, Será que mudou tanto assim o comércio de Elias Fausto?A maioria dos empresários da cidade são fruto de muito tempo de trabalho e uma hora eles teriam que crescer!!!
      Fica a dica: Se não mora em Elias Fausto nem de pitaco!!

      Excluir
    2. Parabéns pela sua vontade, você vai se candidatar?
      Mas ficou um pouco confuso, o que você queria alcançar, o seu objetivo, a minha cidade é melhor que a sua...mas o que eu posso espera de um povo que elege Tiririca que elegeu outros 3 que tinham ficha suja...

      E sobre a Guarda ela tem que usar a arma de fogo ta na lei, dois assalto de banco em seis meses quem pego os vagabundos foi a Guarda de Elias Fausto, e a Guarda de Indaiatuba não é boa, é ÓTIMA.


      A cidade cresceu nesses ultimos 12 anos, não existe uma cidade que cresce da noite para dia, só se for em filme americano(depois de 2 minuto ta tudo contruido) pois na vida REAL é diferente... Pensem muito bem nos seus votos, pense no bem coletivo, não venda seu voto povão.

      Fica a dica: Se não mora em Elias Fausto, modere nos pitacos!!

      Excluir
    3. Para você ver, a guarda participou dos dois assaltos, parabéns pra ela, mas esqueceu que foi utilizado muitos meios para prender alguns ladrões, alias se não fosse por esses outros meios ela nem teria conseguido, ela tem 3 carros 2 caminhonetes e pra que? Somente em caminhonete para o Chefe da guarda ficar passeando, e a outra você nem sabe o que faz, pois bem fique contente com sua cidade ela é ótima mesmo, mas não fale o que não sabe, de uma cidade em FRACA EXPANSÃO.
      Observação: Existe 1 carro da PM(quando não sai duas viaturas, onde esta um PM cada) e 5 da guarda municipal e alguns guardas a mais.Não preciso dizer de Indaiatuba pois você deve saber, pois sabe da cidade vizinha.

      Quanto a eleição, se quem votou ou deixou de votar em alguem que não NÃO É DIGNO DE EXERCER TAL MANDATO , não está fazendo nada para saber como esta a situação do trabalho de seu representante, que alias nem dá pra comentar.

      Fica a dica: Se não mora em Elias Fausto nem de pitaco!!Cuide dos problemas de sua cidade e deixe que Elias Fausto tentar mudar o cenário em que se encontra.

      Excluir
    4. A caminhonete foi entregue para ronda Rural normalmente a ronda é a noite, e não sei quantas viaturas tem para ronda escolar, na minha opinião ta faltando Guardas, e um pouco de estrutura o exemplo o colete, armas,treinamento e a base, como a cidade vai segurar esses ótimos GMS,pois as outras cidades investem pesado na segurança publica tendo ótimos resultados e atraindo os talentos pela estrutura ou pelo salario.
      A questão da PM desconheço, isso ocorre em todas as cidades, essa função é do estado que esta falindo,pensa bem se não tivesse estes guardas, a cidade seria um inferno.

      Excluir
  14. ALGUÉM PODE ME RESPONDER SE DIA 15-05-2012 TEVE SEÇÃO EXTRAORDINÁRIA NA CÂMARA MUNICIPAL?

    ResponderExcluir