segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prefeitura tem inscrições abertas para concursos públicos, mas o salário ó...

A prefeitura de Elias Fausto está com inscrições abertas, desde o dia 30 de abril e até o dia 10 de maio para 22 vagas em diversas áreas.
A maioria das vagas (10) é para o cargo de Médico Plantonista, enquanto as demais estão distribuídas entre os cargos de Nutricionista (uma vaga), Psicólogo (uma vaga), Trabalhador Braçal (3 vagas), Motorista (duas vagas) Operador de Máquinas (uma vaga) e quatro vagas em disputa no processo seletivo para agentes de saúde.
Os interessados devem se inscrever através do site da empresa responsável pela aplicação da prova. As avaliações ocorrem no dia 27 de maio, no período da manhã.
Salta aos olhos, primeiramente, o valor da remuneração paga a esses servidores. Para o cargo de psicólogo, por exemplo, em que é necessário um curso superior com duração de até cinco anos e meio de muito estudo e trabalho duro, a remuneração é de cerca de R$ 1.300,00, valor abaixo do que é pago em concursos de outros municípios da região, e aquém da média salarial do estado, que é de R$ 1.800,00 segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Porém, há de se destacar também a idoneidade da prefeitura, conferindo chances iguais a todos que desejam realizar a prova, não apelando à medida coronelista do inchaço da máquina pública através da nomeação em cargos de confiança, típica em época eleitoral para angariar votos de gratidão.
A prefeitura parte de um princípio correto, porém há a necessidade latente de igualar os patamares salariais com os valores médios pagos na região, para que cada vez mais candidatos qualificados se sintam dispostos a se submeterem às avaliações. Quem tem a ganhar com isso é a população, que contará com profissionais cada vez mais capacitados para atender à suas necessidades.

3 comentários:

  1. Está correto, quanto maiores os salários, maior a competitividade e maior a qualificação dos aprovados.
    Quanto aos cargos de confiança, até onde eu sei, existe uma quantidade máxima permitida, que normalmente, os prefeitos, logo quando são eleitos, já as preenchem. Me corrija se estiver errado.
    Parabés pelo site!

    ResponderExcluir
  2. Há sim um número limite de cargos em comissão, porém esse tipo de cargo pode ser criado pelo prefeito e aprovado pela câmara durante o mandato. Era prática comum, no passado, o inchaço da folha de pessoal com cargos em comissão, objetivando conquistar o voto popular pela gratidão do emprego conseguido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cargos podem ser criados até um limite, não é mesmo?
      Me desculpe perguntar, mas baseado em que fatos você afirma que "Era prática comum, no passado, o inchaço da folha de pessoal com cargos em comissão, objetivando conquistar o voto popular pela gratidão do emprego conseguido", existem dados que provam essa afirmação?
      Desde já agradeço.

      Excluir